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Selos de Segurança e Sistemas Invioláveis. CATÁLOGOS | CONSULTORIA

O que é o RFID

É uma tecnologia de identificação única e automática, baseada em ondas eletromagnéticas que se propagam no ar e permitem a identificação remota de seres vivos e objetos estáticos e em movimento. O significado real das letras “RFID” corresponde ao acrónimo em inglês para Radio Frequency Identification.

Na prática serve para identificar qualquer produto, atribuindo-lhe uma identidade única a nível electrónico. Desta forma, a RFID atua como uma ponte entre o mundo físico e o mundo digital, dando uma identidade única para qualquer objeto ou ser vivo permite a interconexão entre objetos, várias pessoas e serviços: Basicamente (IoT).

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O que é TAG? Etiquetas RFID

Uma etiqueta RFID é uma simples etiqueta de identificação automática equipada com um microchip e antena.
Esta etiqueta (TAG) tem a função de armazenar e transmitir dados sem necessidade de contato físico.
Também permite que o utilizador acompanhe cada produto individual de uma maneira única, já que o RFID TAG é único e único.

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Os componentes básicos de uma etiqueta RFID são:

  1. Microchip
    • Este componente contém os dados específicos de etiqueta.
    • Pode armazenar informações como códigos exclusivos, manuseio do produto, dados de produção, ponto de armazenamento.
  2. Antena
    • A antena transmite sem fios os dados contidos no microchip
    • Permite a comunicação bidirecional, quando ativada por um sinal de radiofrequência emitido por um leitor RFID.
  3. Suporte
    • É normalmente uma etiqueta feita de papel adesivo ou plástico.

Tipo de TAGs

TAG PASSIVOS

  • Não têm energia própria
  • Curta distância de leitura
  • Incapacidade de integrar sensores
    auxiliares

BAIXO CUSTO

TAG SEMI-PASSIVOS

  • São ajudados a “despertar” graças à sua
    própria energia
  • Longa distância de leitura
  • Podem integrar sensores auxiliares

CUSTO MÉDIO

TAG ATIVOS

  • Têm energia própria
  • Longa distância de leitura
  • Podem integrar sensores
    auxiliares

ALTO CUSTO

RFID é o mesmo que NFC?

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A resposta é não!

O NFC é um subconjunto da tecnologia RFID. De fato, é mais limitado em relação ao RFID.
O NFC funciona a uma distância máxima de 10 cm.
Acima dessa distância, o NFC não é capaz de se comunicar com o leitor.
O NFC permite uma comunicação bidirecional entre o leitor e a TAG NFC.

Aqui estão as diferenças fundamentais entre as tags RFID e NFC

Características Tag RFID Tag NFC
Distância de leitura A distância de leitura varia de 20 cm para mais de 10 metros Distância de leitura máxima 10 cm
Suporte a dispositivos Precisa de um leitor RFID para ler uma etiqueta RFID Pode ser lido por smartphones e outros dispositivos habilitados para NFC
Comunicação Enviar informações de forma unidirecional Comunicação bidirecional: pode enviar e compartilhar informações
Velocidade Pode ler vários tags ao mesmo tempo Apenas um tag pode ser lido de cada vez
Armazenamento de dados Armazena informações de identificação apenas Pode armazenar e transmitir vários tipos de dados
Custo Mais caro devido ao seu maior alcance de leitura Mais barato dado o alcance de leitura mais curto

Aqui estão as diferenças fundamentais entre tags RFID e Código de barras

Tecnologia RFID aplicacoes na logistica
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Características RFID CÓDIGO DE BARRAS
Eficácia Vários tags RFID são lidos simultaneamente (até 200/seg) e nenhuma linha de visão é necessária para a leitura Um código é lido de cada vez e uma linha de visão entre o código e o scanner é necessária para a leitura
Resistência Os tags podem ser muito duráveis. Não são suscetíveis a agentes que impedem a leitura. As etiquetas podem ser facilmente danificadas. Sujidade e outros agentes podem impedir a leitura.
Capacidade São equipados com memória interna e uma grande quantidade de dados pode ser-lhes associada. Uma quantidade muito limitada de dados pode ser-lhes atribuída.
Flexibilidade Os dados dos tags podem ser lidos ou escritos. Os tags são reutilizáveis e permitem o acesso dinâmico à informação. A informação é estática. Não editável.
Outras vantagens do RFID face ao código de barras Em comparação com o código de barras e outras tecnologias de identificação, a tecnologia de radiofrequência oferece inúmeras vantagens:

  • A leitura não requer contato direto
  • A leitura não requer linha de visão óptica e, portanto, não há necessidade de orientação para o scanner

Os tags podem:

  • Ser lidos ao mesmo tempo
  • Trabalhar em ambientes sujos ou contaminados e resistir mesmo a condições muito difíceis (agentes ambientais, térmicos, químicos, tensões mecânicas). São, portanto, mais duráveis.
  • As etiquetas RFID contêm mais dados do que o código de barras e podem ser rescritas e atualizadas com novas informações.
  • Os tags RFID também operam imersos em um fluido, dentro do objeto que deseja identificar ou dentro de um contentor.
  • A etiqueta RFID contém um número de série único e exclusivo que identifica cada produto fabricado no mundo, enquanto o código de barras identifica apenas o lote de um produto, mas não o item único.
  • As etiquetas RFID são mais caras do que os códigos de barras, mas a relação custo/benefício é geralmente vantajosa.

RFID passivo como uma função

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A identificação ocorre usando uma antena para ler, um chip (chamado de tag, ou transponder) que foi aplicado ao objeto (ou pessoa ou veículo) para ser identificado.
O tag contém uma determinada quantidade de informação relacionada com o objeto em que é aplicada (como o código, a data de produção, o fabricante), pode ser estática, ou pode mudar ao longo do tempo.

A etiqueta não precisa de fontes de energia (eletricidade) para funcionar: quando é “iluminada” pelo campo magnético da antena à qual está exposta, a etiqueta é capaz de acumular a pouca energia que necessita para transmitir, a uma curta distância, as informações que contém. Este tipo de tag é chamado “passivo”.

Quando entra no campo de ação de um leitor (de alguns centímetros a alguns metros) o tag é «despertado» pelo CAMPO ELETROMAGNÉTICO gerado pelo leitor e o sinal responde-lhe“refletindo”, de forma modular, o sinal.

O sinal modulado de resposta é então recebido pelo leitor que o decodifica.
Este tipo de tag, chamado passivo, é o mais difundido no mercado graças sobretudo ao preço que o torna utilizável em muitas aplicações.

RFID ATIVO
Como funciona tecnicamente

Telepass (o equivalente da Via Verde em Portugal) é um exemplo de uma aplicação ativa de transponder RFID.

Se, por outro lado, é necessário transmitir em uma longa distância, mais energia é necessária e a etiqueta deve ser alimentada por uma fonte de eletricidade, como uma bateria.

Neste segundo caso o tag é chamado de “ativo”.

Existem muitos setores em que a tecnologia RFID pode ser aplicada.

Os tags estão generalizando-se nos setores de produção industrial, logística e vestuário, mas também na saúde, administrações públicas, controle de acesso, etc.

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Quais são as frequências utilizadas em RFID?

Os sistemas RFID utilizam várias frequências, que podem ser classificadas como:

baixas frequências         (LF, entre 125  e 134 kHz)
altas frequências            (HF, ao redor de 13 MHz)
frequências muito altas (UHF, entre 860 e 960 MHz)
microondas                     (superiores a 2,45  GHz )

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Em geral, à medida que a frequência aumenta, a distância de leitura e a quantidade de informação que pode ser transferida na unidade de tempo aumentam, e a capacidade de resistir às condições operacionais e os custos diminuem.

As etiquetas de baixa frequência (LF) usam pouca potência, são capazes de passar por materiais não metálicos e líquidos, mas o sinal para leitura não excede 30-40 centímetros.

As etiquetas de alta frequência (HF) funcionam melhor com objetos metálicos e cobrem uma distância de cerca de um metro.

As frequências muito altas (UHF) oferecem escalas de leitura mais largas e permitem que os dados sejam transferidos rapidamente, mas não passam facilmente através dos materiais.

Soluções com tag de 2,45 GHz são empregadas em Via Verde e similares.

Se você precisa de uma solução personalizada para RFID,
Estamos aqui para te ajudar!

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