skip to Main Content

Logo LeghornGroup

A marca LEGHORNGROUP foi desenhada por Luciano Grapsa, fundador e atual presidente e CEO da empresa.

O logo

Elaborado no trato e na grafica, o logo presente na marca LEGHORNGROUP recupera as características heráldicas e os significados da simbologia dos animais mitológicos, enchendo-se assim de grande carisma e autoridade. Misteriosa e evocativa, atrai o olhar e fixa o pensamento de quem olhar para os dois animais que lutam na area do logo:

  • o leão, simbolo de coragem e de poder aberto e leal.
  • a cobra, simbolo de astúcia e de poder insidioso.

Os dois animais enfrentam-se e estão para lutar: são representados no instante anterior a batalha deles. Este momento, em que as respetivas forças reunem-se até o ponto de máxima tensão, torna-se o instante do equilibrio universal: o equilibrio entre o Bem e o Mal, entre o Yin (Branco) e o Yang (Preto).

Percebe-se a luta sem fim e sem regras que seguirá. Uma luta em que as duas forças medir-se-ão e da qual sairá um só vencedor: Ubi maior, minor cessat, quando o mais forte chega, o mais debil cede o passo.

É esta força, magnifica e terrível como só a natureza pode ser, que está na base do espirito inovador que sempre caraterizou a empresa.

O nome

A marca apresenta o nome “LEGHORN”, nome da cidade de Livorno em inglês.

A origem do nome remonta ao 1978, ano da fundação da empresa.

Naquele ano, quatro amigos decidem de intraprender juntos a viagem aventureira de uma nova iniciativa empresarial: Luciano Grapsa, Renato Porciatti, Claudio Gisonni e Marino Montanari reunem-se na casa naquela época de Marino Montanari em Antignano, freguesia de Livorno, para decidir o nome da futura empresa que fundariam juntos.

Todos concordaram com a idea de Marino, o mais velho do grupo, que sugere para a nova empresa o nome LEGHORN SHIP SUPPLIES (Fornecimentos navais livorneses).

Em 1980 Renato Porciatti decide de sair do grupo e abrir um restaurante “La Chetichella” no centro da cidade de Livorno, restaurante que continuará a ser o ponto de encontro noturno dos quatro “mosqueteiros”, entretanto tornato-se rapidamente uma referencia importante nos fornecimentos navais do Porto da cidade.

Em 1981 Luciano Grapsa tem a intuição de especializar a empresa no fornecimento de selos para contentores, dispositivos que são sempre mais pedidos pelo mercado. Por esta razão a empresa muda o próprio nome em LEGHORN SUPPLIES (Fornecimentos livorneses) e começa a produzir também os primeiros selos metálicos em colaboração com empresas externas.

Em 1990, os outros dois sócios não acreditam no novo business dos selos e vendem as quotas da empresa a Luciano Grapsa que, pelo contrario, intuiu as enormes possibilidades que oferece este setor.

Em 2006 a Leghorn funda uma nova empresa na Bélgica com uma firma famosa: a “Perfra Belgium” dirigida pelo Sr. Alex Le Clef e nasce a Leghorn-Perfra.
A Perfra Belgium foi fundada em 1962 pelo Sr. Albert Le Clef que foi o inventor do mundialmente famoso selo para Alfândegas e Correios: o “Craluseal” e o “Craluplier”.
Até 1997 este sistema foi usado em mais de 30 Países em todo o mundo no setor dos correios, na Alfândega e nas companhias que fornecem gás e eletricidade.
Na area dos selos que são utilizados com um alicate, hoje em dia, não existe um selo mais seguro do Craluseal. A Leghorn-Perfra foi o primeiro escritório no estrangeiro da Leghorn.

Em 2010 é fundada na Grécia a Leghorn Hellas com o Sr. Costas Charatsaris.

Em 2014 é fundada na República Checa a Leghorn Central Europe com o Sr. Ivo Popelka.

Em 2016 é decidido por todos os sócios de unificar todos os vários nomes em LeghornGroup com o fim de dar mais valor a marca.

Em 2016 é fundada na Moldávia a LeghornGroup (Moldávia) com a Sra. Irina Anei e o Sr. Vasile Anei.

Em 2016 é fundada nos EUA a LeghornGroup (USA) com o Sr. Costas Charatsaris.

Para deixar uma mensagem bem clara e qualificar a empresa definitivamente como produtor, Grapsa decide de retirar a palavra “supplies” do nome e deixar unicamente LEGHORN.

Hoje em dia a LeghornGroup é uma palavra, e mais importante um grupo de empresas com sedes nos vários continentes, que fala ainda daqueles valores que construíram as alicerces da sua criação: lealdade e confiança, para com os colaboradores, os fornecedores e os clientes, com os quais é condiviso o caminho aventureiro de empresa;  espirito de iniciativa, para encaminhar sempre a empresa rumo a novos cenários empresarias e para a equipar sempre com novos meios e soluções para propor no mercado.

HISTÓRIA GRÁFICA DO LOGO
LeghornGroup-Logo-Evolution

×Close search
Search