Skip to content
Selos de Segurança e Sistemas Invioláveis. CATÁLOGOS | CONSULTORIA

LeghornGroup: promovendo e implementando a política de respeito no mundo da produção e venda de selos de segurança

Um belo pôr do sol, um sorriso nos olhos de uma criança, a serenidade da alma: estes são apenas alguns exemplos que nos mostram como todas as melhores coisas da vida não podem ser possuídas. Só pode apreciá-lo e, na medida do possível, fazer todo o possível para preservá-lo.

O respeito é o principal valor fundamental em que se baseia toda a atividade da LeghornGroup: o respeito pela pessoa, pela comunidade com a qual interagimos e cujo desenvolvimento contribuímos ativamente e, por último, mas não menos importante, o respeito pelo meio ambiente e os seus recursos.

A LeghornGroup sempre sentiu uma forte responsabilidade relativamente ao seu papel como fabricante global de dispositivos e selos de segurança, do social à segurança no local de trabalho e ao meio ambiente.

As ações falam mais alto que as palavras. Em seguida, um breve resumo das principais ações e medidas concretas implementadas pela LeghornGroup para apoiar políticas de respeito ao meio ambiente e os seus recursos.

Reduzir = usar menos recursos

A LeghornGroup opera uma redução concreta na origem dos resíduos através da adoção de diretrizes comportamentais apropriadas, desde as instruções impartidas a sua equipa para um uso conciente  da energia (água, luz, gás, mas também tinta e papel) no ambiente de trabalho, ao uso da produção dos seus produtos de segurança plásticos, metálicos e eletrónicos em uma medida cada vez mais otimizada, sem comprometer a qualidade e o desempenho, em um processo constante de revisão e engenharia de produtos avançados.

Com o objetivo de reduzir o desperdício de plástico e, portanto, a sua pegada de CO2, a LeghornGroup realizou durante anos atividades de pesquisa e desenvolvimento que levaram à criação de selos reutilizáveis, de alta tecnologia, capazes de oferecer altos níveis de segurança.

Da mesma forma os selos são desenvolvidos e feitos de plástico biodegradável. Ao contrário de outros plásticos, este tipo de polímero nem sequer requer reciclagem, mas se devidamente coletado e separado do resto dos resíduos, pode se decompor e ser reintroduzido no ambiente. A LeghornGroup está tentando otimizar os processos de produção para alcançar um produto plástico biodegradável que seja capaz de atender aos requisitos técnicos e funcionais necessários para a segurança.

A adoção desses tipos de selos – reutilizáveis ou biodegradáveis, além de possibilitar novos recursos, como a traçabilidade de mercadorias, traduz-se em uma redução na produção de selos descartáveis, economizando assim todos os anos grandes quantidades de plástico, isto é, resíduos de plástico e CO2.

Reutilizar = recuperar e reutilizar produtos quando ainda não se tornaram resíduos

A LeghornGroup não só promove a reutilização de bens no dia a dia dos normais escritórios (por exemplo, banalmente, na reutilização de papel, ou mesmo mobiliário), mas, e acima de tudo, utiliza o máximo possível de embalagens recicladas, desde paletes transportados até ao fim da vida útil até cartão reciclado para a produção das suas embalagens. Considerando os altos volumes movimentados no ano, o impacto dessa ação é muito alto.

Reciclar = transformar, por meio de processos industriais, um resíduo em uma nova matéria-prima a ser devolvida ao ciclo de produção

Dentro de seus processos de produção de selos de plástico ou metal, a LeghornGroup recupera 100% dos resíduos da produção.

Os selos plásticos produzidos pela LeghornGroup contêm um mínimo de 30% de plásticos reciclados pós-industriais, ou seja, plásticos obtidos a partir de resíduos de produção, característica que está em fase de certificação no CSI. As marcas CSI para produtos feitos de materiais recicláveis permitem demonstrar a conformidade com a norma de referência (EN 13430 para embalagens) adotada pela UE nos termos da Diretiva 94/62, que também está incluída no Código Ambiental.

O uso de plásticos reciclados pós-industriais contribui ativamente para reduzir o consumo de matérias-primas fósseis.

A LeghornGroup não utiliza plásticos não recicláveis nos seus produtos (por exemplo, materiais poliacoplados, termofixos ou elastômeros).

Racolher = diferenciação dos resíduos

Fornecemos aos nossos clientes todas as informações necessárias para descartar adequadamente o produto e a embalagem após o uso, contribuindo ativamente para a filosofia de redução da pegada ecológica da LeghornGroup.

Em particular, estamos modificando todos os moldes de produção para indicar a fita de Möbius em cada produto, um triângulo composto por 3 setas que se seguem, acompanhado por uma combinação de números de 1 a 7 e siglas que identificam os vários polímeros dos quais o material específico é feito. Esta marca é a confirmação do que foi estabelecido por diretivas específicas, incluindo a Decisão da Comissão Europeia de 28 de janeiro de 1997 e a Diretiva Europeia 94/62/CE, posteriormente alterada pela Diretiva (UE) 2018/852.

Finalmente, a partir de 2023 a LeghornGroup está promovendo aos seus clientes uma campanha de uso consciente do selo de segurança (Campanha RE-PACK TEAM), enviando a todos os clientes, em cada remessa de produto, uma bolsa a ser entregue aos operadores de campo para que, ao retirar o selo da carga ou objeto a que foi aplicado, o operador deve garantir que os resíduos são colocados no saco adequado fornecido, evitando assim a libertação de plástico ou metal abandonado no ambiente.

Recuperar = recuperação de energia

A LeghornGroup presta especial atenção às operações de economia de energia. O consumo de energia é reduzido ao mínimo, tanto na produção quanto nos escritórios, e os padrões de emissão aplicáveis não são excedidos.

Além disso, a LeghornGroup prefere produtos e serviços de empresas conscientes da sustentabilidade, como evidenciado pela escolha do fornecedor de energia, que fornece 100% de energia a partir de fontes renováveis (E-CO).

Como fabricante internacional de selos de segurança, a LeghornGroup é responsável pelo uso de materiais e processos ecológicos para reduzir o impacto de suas atividades no mundo, ativando e promovendo um modelo produtivo e comercial baseado na regra dos 5 Erres e uma economia circular que contrasta fortemente com a cultura do descartável, hoje mais do que nunca urgente e necessária.

Search