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RO-RO As auto-estradas do mar
O mar absorve 33% do intercâmbio italiano enquanto o transporte rodoviário ainda absorve 52% do tráfego de carga. As auto-estradas do mar são um elemento valioso do nosso tráfego. Em 2020 registraram-se 105 milhões de toneladas, levando um -7% em 2019.
O 35% do tráfego rodoviário em trânsito nos portos italianos é internacional, vem ou é direto para o exterior. Um estudo da SRM demonstrou que para cada tonelada movimentada nos portos por meio de auto-estradas do mar, são eliminados 44 KG de CO2.
Os granéis líquidos para a Itália, representam a categoria de produtos mais significativa em termines de volumen e portanto estratégica.
Em 2020, principalmente na importação, foram movimentadas cerca de 157 milhões de toneladas, principalmente relacionadas com a demanda por refino de produtos petrolíferos e a demanda de energia a ser satisfeita. As auto-estradas do mar são uma solução estratégica para contribuir para a restauração do meio ambiente
Trieste, Augusta, Cagliari, Milazzo e Genoa representam 69% do inteiro tráfego líquido nacional e Trieste, com 37,6 milhões de toneladas, confirma-se o porto italiano que movimenta os maiores volumes. Seguem Augusta e Cagliari.
Quanto aos contentores, a Itália ainda está ancorada em torno de 10 milhões de TEU há anos. O 2020 marcou, no entanto, uma mudança porque, para o excelente desempenho de Gioia Tauro (+26,6% em 2019), o andamento do transhipment compensou a redução registada pelos portos gateway (-8,3%).
Desembaraço aduaneiro no mar: o que é?
O desembaraço no mar é um procedimento que permite a apresentação antecipada das declarações aduaneiras antes da chegada do navio. Desta forma as auto-estradas do mar ficariam sempre mais económicas com grande poupança de tempo.
Isso é possível graças aos selos com tecnologia RFID
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